quinta-feira, 18 de setembro de 2014

VIVA SEM A INSÔNIA: Conheça as fases do sono

VIVA SEM A INSÔNIA: Conheça as fases do sono
Quem sofre com insônia sabe o quanto é difícil passar a noite virando de um lado para o outro na cama. Às vezes, acordar antes da hora e não se conseguir dormir novamente ou, deitar para dormir e levar horas tentando pegar no sono. Esse é um grave problema de saúde. A privação de sono poderá causar problemas como a indisposição, a irritabilidade, a perda de memória, a obesidade, hipertensão, diabetes, problemas diversos com o metabolismo que afetam todo o equilíbrio do nosso organismo, inclusive o envelhecimento precoce.

Mas podemos diminuir a ocorrência desses problemas com simples mudanças de hábitos. Para começar, programe um horário regular para dormir. Prefira refeições leves e nas horas que antecedem ao sono, dedique-se a atividades relaxantes como ler um livro ou ouvir músicas suaves. Prepare o ambiente do quarto sem excesso de luz ou ruídos e com temperatura agradável. Jamais tome bebidas alcoólicas antes de deitar, pois, mesmo que você durma o sono não terá a qualidade necessária e você poderá acordar cansado.

Evite o consumo de cafeína, presentes também em alguns tipos de chás e em refrigerantes. Não faça exercícios físicos em horários próximos ao de dormir. Não faça uso de medicamentos para dormir sem a orientação médica. Se você cosntuma ficar ancioso, faça uma lista das atividades programadas para o dia seguinte, afim de evitar pensar nelas durante a noite. Deixe um copo de água ao alcanse das mãos, assim você não precisará se levantar caso tenha sede durante a noite. Vá para a cama na hora de dormir e, se não conseguir pegar no sono, saia da cama e procure fazer outra atividade relaxante até que o sono venha.

AS FASES DO SONO
Nem todas as pessoas têm necessidade de dormir oito horas por dia. Você saberá que descansou o suficiente ao passar o dia sem sentir sono ou acordar sem necessidade do despertador. As fases do sono são as seguintes:

1º - A primeira fase é a do adormecimento, que ocupa de 5 a 8% do sono. Essa fase pode durar de alguns instantes até cinco minutos e funciona como uma espécie de zona intermediária entre estar acordado e dormindo. A tensão muscular diminui e o cérebro produz ondas irregulares e rápidas. A respiração começa a se tornar suave (…).

2º - Na segunda fase a temperatura corporal e os ritmos cardíacos diminuem, assim como as ondas cerebrais. Essa fase (…) dura aproximadamente 20 minutos. A pessoa cruza o limite entre o estar acordado e dormindo e os olhos já não respondem a estímulos externos (…).

3º - Na terceira fase é quando o corpo começa a entrar em um sono profundo. As ondas cerebrais tornam-se grandes e lentas. É uma fase rápida e dura apenas 5% do tempo total de sono.

4º - Na quarta fase o sono é profundo, fazendo com que a pessoa se recupere do cansaço diário. É a fase fundamental para a liberação de hormônios ligados ao crescimento e para a recuperação de células e órgãos. Corresponde a menos de 20% da noite. Nesse período a pessoa fica totalmente inconsciente.

5º - Na quinta fase, mais conhecida como sono REM, a atividade está em pleno vapor e desencadeia o processo de formação de sonhos. A frequência cardíaca e respiratória voltam a aumentar, os músculos ficam paralisados e a pressão arterial sobe. É nessa fase que o cérebro fixa as informações captadas durante o dia, mas descarta as menos importantes.

Referência: Instituto de Medicina & Sono – SP:www.institutodosono.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário